noticias

4ª Reunião do GIC discute outorga de água

O encontro recebeu convidados que transmitiram conhecimento e esclareceram dúvidas sobre a outorga de água

Mais uma vez, a reunião contou com a participação de grandes grupos sucroenergéticos

 

Leia mais...

 

Projeto “Cana Pede Água” realiza sua 8ª reunião


Com o intuito de desenvolver e discutir as novas ações de divulgação da irrigação de cana-de-açúcar no Brasil, o comitê gestor do Projeto “Cana Pede Água” se uniu em sua 8ª reunião. O encontro foi realizado no dia 20 de janeiro na sede da RPA Consultoria e Revista IDEANews, em Ribeirão Preto, SP.

Desde sua criação, em agosto de 2011, o Projeto tem tido como objetivo aglutinar e divulgar experiências e conhecimentos sobre cana irrigada.


Como resultado desta união, o grupo já produziu o Mapa de necessidade de irrigação de cana no Brasil e três encartes técnicos, publicados em edições da Revista IDEANews. Além disso, a equipe do Projeto está reunindo todas as publicações técnicas e científicas disponíveis sobre o assunto para consulta gratuita, assim como um banco de imagens de cana irrigada.

O site do Projeto “Cana Pede Água”, que já esta no ar, será atualizado toda semana e nele, você pode acessar gratuitamente todas estas informações.

Acesse e saiba mais: www.canapedeagua.com.br

 

Tecnologias são discutidas na 7ª reunião do Projeto “Cana Pede Água”

Durante mais uma reunião do projeto, as empresas puderam trocar entre si, todo o know-how que possuem em sistemas de irrigação para a cana-de-açúcar


No dia 28 de novembro de 2011 foi realizado a 7ª reunião do Projeto “Cana Pede Água”. A reunião foi realizada no Hotel Stream Palace em Ribeirão Preto, SP.

Durante o encontro, onde estiveram presentes os representantes das empresas patrocinadoras do projeto, NaanDanJain, Tigre, Raesa, Valmont e Irrigabrasil, foram discutidas e apresentadas entre as empresas integrantes, as tecnologias oferecidas por cada uma delas, mostrando suas características e aplicações.

Marcelo Borges Lopes, diretor-presidente da Valmont, que apresentou as soluções da empresa para irrigação por pivô, explicou que a ideia de reunião era entender e discutir o que cada empresa está fornecendo para o mercado. “Também discutimos como é feito a abordagem comercial e os pontos positivos de cada tecnologia para que possamos, em conjunto, oferecer uma resposta total aos clientes. A troca de idéias se faz para que possamos atender da melhor forma o cliente, adequando a tecnologia à necessidade do mesmo.”

Antonio Alfredo Mendes, gerente geral da NaanDanJain acredita que o principal objetivo do grupo na reunião, que defende a ampliação da irrigação na cana-de-açúcar, foi institucional. “Ou seja, toda a ação é uma ação de marketing pré-competitiva no sentido de mostrar aos formadores de opinião, que o tema cana irrigada deve estar na agenda de todos que vão investir no seguimento. Essa integração é mais um passo para que isso ocorra. Não deve haver nenhuma divergência em relação ao sistema A, B ou C. O que deve haver é um alinhamento das ideias e conceitos para que todos trabalhem na mesma direção”, salienta.

Ainda segundo Mendes, é muito importante que as empresas que fazem parte do comitê gestor se conheçam mais a fundo para que, juntos, se multiplique os resultados.

“Independente de cada um trabalhar com um sistema de irrigação independente, com conceitos independentes, a ideia é se unir para mostrar os benefícios ao mercado e aumentar a irrigação que ainda é muito tímida. Hoje, somente 2% dos canaviais brasileiros, de acordo com pesquisa da RPA Consultoria, são irrigados e isso em comparação ao resto do mundo é praticamente nada”, disse Marcelo Ferrero, diretor Comercial da Raesa, que apresentou o sistema de irrigação por Alas Móveis de Aspersão Convencional. Marcelo A. Pedrozo, engenheiro Agrícola da Irrigabrasil que apresentou a tecnologia de irrigação para cana-de-açúcar por carretel enrolador auto-propelido, disse que a reunião foi um ponto crucial do Projeto. “As empresas puderam falar sobre as inovações e produtos que oferecem ao mercado. Foi um dia de interação e que irá acrescentar para o crescimento do Projeto.”

 

Projeto “Cana Pede Água” realiza sua 6ª reunião

reuniaoNo encontro, foram discutidas e programadas as ações futuras do Projeto. Além dos gerentes do Projeto, Egyno Trento Filho, Ricardo Pinto, diretores da RPA e Patrícia Díaz Alves, diretora Financeira da RPA, estiveram presentes também todas as empresas de irrigação participantes do Projeto: Irrigabrasil, NaanDan Jain, Raesa, Tigre e Valmont.O Projeto “Cana Pede Água” que, sem fins lucrativos, atuará através de múltiplas ações para fomentar o uso sustentável de irrigação de cana com água no Brasil, realizou no dia 26 de outubro sua 6ª reunião, que aconteceu na sede da Consultoria Ricardo Pinto&Associados (RPA Consultoria) e revista IDEANews, localizada em Ribeirão Preto, SP.

 

Projeto “Cana Pede Água” é lançado durante a Fenasucro&Agrocana 2011

lancamentoO projeto promoverá agenda positiva com múltiplas ações para fomentar o uso sustentável de irrigação de cana com água no Brasil

Foi lançado na tarde desta quinta feira – 01 de setembro – na Sala de Imprensa da Fenasucro&Agrocana, o Projeto “Cana Pede Água”, gerenciado pela RPA Consultoria e patrocinado pelas empresas de irrigação Irrigabrasil, NaanDan Jain, Raesa, Tigre e Valmont.

Sem fins lucrativos, o projeto promoverá múltiplas ações para fomentar o uso sustentável de irrigação de cana com água no Brasil. A iniciativa pretende divulgar os benefícios da irrigação dentre os agentes do setor sucroenergético e da cadeia produtiva da cana, mostrando aos tomadores de decisão que ela é uma importante alternativa tecnológica para incrementar a produção de cana-de-açúcar do Brasil de forma sustentável. Ricardo Soares de Arruda Pinto e Egyno Trento Filho, da RPA Consultoria conduziram a apresentação dos detalhes do projeto.

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Opine
Você acredita que a irrigação da cana-de-açúcar poderá ser feita de maneira sustentável?
Clima